O destino do registo fotográfico digital é um ficheiro de dados. A maioria das máquinas digitais usam o formato JPEG, o qual premite vários níves compressão e de qualidade. Mas existem outros formatos que oferecem mais vantagens.
JPEG
O JPEG, Jonit Photographic Experts Groups, é, praticamente, usado em todas as máquinas fotográficas digitais. A sua principal característica está no facto de premitir cria ficheiros relativamente. Contudo, isto é conseguido através de um processo dito de " compressão com perdas". Isto segnifica que um ficheiro JPEG, ao ser gravado, descata alguma informação da imagem, que e considerada pouco revelante como os seres humanos processam a informação a informação relativa às fotografias.
RAW
O RAW, termo en inglês para cru ou em bruto está cada vez mais presente, en máquinas fotográficas digitais amadoras avançadas e proficionais. Este ficheiro grava a informação diretamente dispolibilmizada pelo sensor com o minino de pós - prossesamento possível. A vantagem face ao JPEG e dimensão superior, dado que há um minino de processamento a vantagem é que estamos perante ao equivalente digital do negativo.
04/03/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário